top of page

HISTÓRIA

    A Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, conhecida como Icasa, é um clube de futebol da cidade deJuazeiro do Norte no interior do estado do Ceará, Brasil. Foi fundada em 7 de janeiro de 2002. O nome Icasa deriva das iniciais da empresa de mesmo nome (Indústria e Comércio de Algodão S/A), do mesmo fundador do encerrado Icasa Esporte Clube, José Feijó de Sá.

    Seu maior rival é o Guarani, com quem disputa o duelo conhecido como Clássico do Interior.

    O industrial Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Icasa Esporte Clube, no ano de 1963. Foi um dos proprietários da Icasa (Indústria e Comércio de Algodão S/A) e incentivava a prática do futebol entre os seus funcionários. Daí surgiu a ideia de colocar o time da indústria no campeonato municipal. Nasceu, então, o Icasa Esporte Clube, que teve Doro como seu primeiro presidente e um dos responsáveis pela filiação do clube à Federação Cearense.

No final de 1998, foi criado um clube chamado Juazeiro Empreendimentos, que viera substituir o Icasa Esporte Clube, que havia falido por causa de uma ação judicial movida por um atleta do passado. A indenização girava em torno dos 30 mil reais.

O Juazeiro Empreendimentos participou apenas dos campeonatos cearenses de 1999, 2000 e 2001 (ano este em que teve seu futebol desativado, retornando apenas em 2010).

Relembrando a história pertencente ao antigo Icasa (Icasa Esporte Clube), com nome parecido é criada, em 7 de janeiro de 2002, a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, adquirindo esta o direito de participar da segunda divisão do Campeonato Cearense.

A Federação Cearense de Futebol não reconhece a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa como sucessora do Icasa Esporte Clube ou do Juazeiro Empreendimentos, constando de seus registros duas entradas diferentes, uma para o encerrado Icasa EC e outra para a ADRC Icasa.

Campeonatos estaduais

    No ano de 2003, ganhou a segunda divisão estadual e ascendeu à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, conquistou três vice-campeonatos estaduais (2005, 2007 e 2008). Entretanto, em 2009, o clube juazeirense terminou o Campeonato Cearense de Futebol ocupando a última posição e voltou a ser rebaixado à segunda divisão estadual; no entanto ascendeu novamente à elite do futebol cearense sagrando-se campeão da segunda divisão cearense de 2010. Já em 2012 fez uma bela campanha, mas na semi-final perdeu para o Guarany de Sobral e assim foi eliminado do Campeonato Cearense de 2013.

O retorno à Série B do Brasileiro

    Em 2009, o Icasa realizou uma expressiva campanha na Série C, chegando às semifinais da competição, o que garantiu o acesso do time cearense para a Série B de 2010. O Verdão do Cariri conseguiu-o ao vencer o Paysandu por 6 a 2, no estádio Romeirão, na partida de volta pelo grupo F das quartas-de-final.

Do rebaixamento em 2011 ao retorno para a série B 2013

    Na Série B de 2011, o Icasa perdeu pontos preciosos dentro de casa e, na última rodada, precisando da vitória para permanecer, perdeu de 2 a 0 para a Portuguesa, sendo rebaixado para a Série C de 2012.

Após estar desacreditado por toda a imprensa, principalmente por todo desempenho fraco no Campeonato Cearense 2012, dívidas com atletas, troca de diretoria e muitos problemas internos, o Icasa mais uma vez conseguiu demonstrar uma capacidade de superação fora do comum. Com uma vitória por 2 a 1 em cima do Duque de Caxias-RJ e um empate sem gols no jogo de volta, o Icasa confirma seu retorno à Série B, sendo assim o primeiro time na história a conseguir o acesso da Série C para a B um ano depois de ser rebaixado.

2015: o rebaixamento na Série C

    Em 2015, foi rebaixado no Campeonato Brasileiro Série C para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016.

bottom of page